quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Greenwashing


Greenwashing é uma expressão estrangeira que significa - maquiagem verde - . Algumas empresas investem em propagandas enganosas, usando o discurso ecologicamente correto e criando embalagens contendo carimbos de “sustentabilidade”, produtos que supostamente são produzidos de forma que beneficia as pessoas sem agredir o planeta, porem  não é verdade. Essas empresas não tem produção sustentável. O interresse dessas empresas não é de preservar o meio ambiente e nem o fazem.  Eis a nova forma de enganar as pessoas : o "consumo sustentavel" . As empresas continuam lucrando, destruindo o planeta, contudo disfaçados de "amigos do meio ambiente"

As pessoas consomem as tendências, e isso é primordial para o sistema capitalista. A bola da vez é a sustentabilidade - consumo ecológicamente correto, visando proteger o meio ambiente de danos irreversíveis - . Essa é a tendência, então a maquina capitalista investiu e nos vestiu ecologicamente. Capas de revistas de consumo estão verdes, embalagens de produtos não duráveis estão verdes, empresas e industrias extremamente nocivas ao meio ambiente agora estão verdes, o mundo está verde.
- ser ou estar, eis a questão -.

A maquiagem verde é alvo certo para consumidores conscientes e para os que ouvem falar em sustentabilidade. Um dos problemas de toda essa - trama verde – é que a "greenwashing" não está mudando o modo de pensar o consumo nas pessoas. Essas estão trocando o consumo que contribui para a destruição do mundo pelo consumo para "salvar" o mundo, isso não é contraditório ?

As vezes me pergunto, porque compramos embalagens, porque a capa é tão sedutora, poque a superficialidade está tão sólida no nosso dia-a-dia, porque as pessoas acham que o consumo é o antidoto para o capitalismo ? fui ambíguo na última pergunta ?

Porque para mim o consumo e o capitalismo são tão íntimos ao ponto de se confundem. E enquanto isso NÓS achamos que o consumo verde é a salvação do planeta.

O consumo consciente é uma alternativa ao desequilíbrio que existe em nossa sociedade, desequilibrio que faz do consumo desenfreado algo nessesário, mesmo quando não é necessário ter mais do que é preciso. Só se a necessidade real for a ostentação... Mas esse é outro assunto. Retomando ao tema, a maqueagem verde deve ser reconhecida por nós para que o consumo- travestido - verde não seja nosso novo alvo.

O ideal seria consumir menos, porque assim evitariamos as sobrecargas capitalistas no nosso bolso, na demanda exagerada de matérias primas do planeta, nos desmatamentos, na exploração do trabalho - de forma desumana muitas vezes -, e em todos os outros processos nocivos causados pelo sistema de consumo, agora consumo verde ou "greenwashing".



Bom, com green ou sem green, precisamos rever nossa forma de pensar o consumo, porque revolucionar o pensamento pode nos vacinar para as diversas maquiagens do capitalismo, pode nos levar a melhor qualidade de vida, pode gerar sustentabilidade, pode humanizar nossa relação com o outro. Enquanto isso, faremos resistências as multiplas formas de discurso e maquiagens verdes ou não do sistema – esse grande lobo com pele de cordeiro -.


Gabriel Revlon

Um comentário:

  1. Muito bom texto. E muito importante abordar esta temática para q fique claro mais um dos efeitos camaleônicos do consumo

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