terça-feira, 1 de março de 2011

Instintivo:


                                                                


Homem Natural, que é Inato e biológico se revela, se despe momentaneamente  da razão e se percebe unificado à inteligência primitiva que faz acontecer a vida desde o ventre até a morte. Insiste, Nega,Sente, Teme, de maneira Involuntária e Natural Tenta o Incompreensível  para viver a Vontade sem explicação que o corpo Ordena.
Como um animal defende a si e aos seus, observa o natural e interpreta, associa e então cuida, luta, protege, observa e realiza. Às vezes se sente o leão que ruge, domina, surpreende e com precisão vai até o pescoço da presa com um golpe certeiro, golpe que pode mudar todo o destino, transformando o instante em morte para um e vida para outro. Assim como o ciclo natural se ver como dominador ou casualmente a presa surpreendida. Às vezes olha como águia que com paciência e visão apurada despenca do despenhadeiro e mergulha para seu objetivo, às vezes como as aves, exibe sua beleza para cortejar o parceiro.
Automático e espontâneo o ser humano nasce para criar sua história. Sem perguntar, Mama e sente o cheiro de sua mãe. Suas habilidades estão escritas no DNA e então ele dá o primeiro passo, cai, levanta e anda... Acorda no outro dia se queima e sente o fogo... Acorda no outro dia e mais uma vez se espanta com seus desejos mais profundos, primitivos e insatisfeitos.
O homem, o animal instintivo às vezes tenta reprimir suas Ações involuntárias, seu interesses involuntários por causa de idéias e ideais, só que lá dentro ainda existe uma chama que não se apaga. E pode explodir qualquer momento.
Sem falar nos atos combinados que deixam transparecer o desejo de se trabalhar ou fazer coisas imediatas de forma semelhante ou distinta em momentos oportunos ou não. Onde um grupo opera ou onde dois ou mais podem participar...
A vitalidade depende das nossas paixões, depende de nossas ações instintivas.  Quando somos crianças, adolescentes, jovens ou adultos nos expressamos, criamos, sentimos, amamos  e vivemos nosso ser instintivo. Alguns tentam reprimir, mas a tendência é que surja em outro momento o impulso instintivo, de forma suave o extrema.
A linha entre a Arte, o pensamento, a aprendizagem e o instinto não é de divisão, mas sim de  interdependência . E ação conjunta - dessas subdivisões do ser – é necessária. Qual a linha tênue entre a inteligência e o instinto, já que são inatos ao homem e necessários à sobrevivência, à condição humana, à disposição de conviver com sua espécie e com o mundo?  Existe arte que brota de nosso corpo e se expressa na música, na dança, na pintura, na construção de uma casa, num rabisco no papel, na plantação de frutas e verduras... Há também arte primitiva que brota de nossa condição humana, tudo isso faz parte de nosso corpo e de nossa inteligência, tudo isso é parte daquela inteligência escrita em C, G, T, A no nosso DNA e são traduzidas em expressões primitivas e inatas.  O instinto é a arte inata que guia o ser á preservação e manutenção da vida.
O homem instintivo tem um leão que ruge no se interior, que quer mostrar o seu lugar no corpo, no ambiente, na sociedade. È inútil manter essa prisão de parte de si mesmo, pois não somos apenas racionais. Precisamos dar liberdade ao ser instintivo, pois o tempo urge e o corpo pode não agüentar.  Os agasalhos são importantes, mas o frio também.  A Racionalização sistemática da modernidade modificou o homem, modificou seu equilíbrio interno. O equilíbrio das emoções, o equilíbrio das sensações, o terreno do instinto precisa ter espaço no copo. Porque não somos só racionais. A homeostase  é fisiológica, emocional e instintiva. A falta de elementos pode prejudicar o equilíbrio.  É preciso deixar fluir o que está preso em nós. Simplesmente deixar fluir.  Porem sem deixar de ser racional e sem intervir na vida do outro de forma que comprometa sua integridade física e moral. Porem vemos na sociedade a interferência das pessoas de forma “racional” na formação do ser social e isso muitas vezes prejudica o outro em parte de sua aprendizagem e conseqüentemente a sua vida. Em prol de uma organização social, reprimimos comportamentos muitas vezes necessários ao homem.   Daí vem a questão, o que é melhor, o que é bom, o que é ?
Então que se deixe acontecer, porque algo aqui dentro : Insiste, Nega,Sente, Teme, de maneira Involuntária e Natural Tenta o Incompreensível  para viver a Vontade sem explicação que o corpo Ordena. Se é Certo ou não, Quem poderá responder ?

Gabriel Revlon

6 comentários:

  1. Vc conhece Freud antes de conhecer.
    Fantástico seu texto. E existe momento na vida melhor para ilustrar esse instinto do que o momento da paixão? Falo daquela PAIXÃO VERMELHA, que rasga nosso peito, nossa moral e bons costumes e faz sair este leão q vc falou, ou, ás vezes, uma Tigreza de unhas negras e iris cor de mel... rsrrsrsrrs...
    Seus textos estão realmente fátasticos e cada vez mais viscerais, Adorooo!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabriel,amei seu comentario,e bem que eu queria conhecer salvador,imagino a folia que esta ai...Mais um dia eu pego um aviao com uma amiga louca e vou pra i.uHAUhauHAUahUAHAU SOBRE SEU TEXTO,voce escreve e descreve os sentimentos,os lugares,os cheiros com uma espontaniedade incrivel.......Sinto falta de voce aquii,podia postar todos os dias.....uHUAhauHA BEIJOOOS otimo carnaval e se divirta por mim ai...s2

    ResponderExcluir
  3. Eu estava pensando,podiamos escrever um texto juntos o que voce acha? Eu escreve e voce responde........me manda a resposta...beijoos

    ResponderExcluir
  4. Entao Gabi,eu ia te add no msn,mais minha net ta tao ruim que meu msn nem entra, to conseguindo muito mal postar no blog.Qual o tipo de texto que voce gosta?Eu tinha pensado em uma carta,eu enviava uma carta e voce me respondia,so nao pensei no que poderia ser o assunto da carta...tem alguma ideia???

    ResponderExcluir