terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Percepção




                                              
Sinto o mundo
Associo o que sinto e exponho.
Fico atento a tudo e então, Faço alguma coisa!
Meu juízo do mundo tem princípio, meio e fins.
E quando estou em contato com o mundo: recordo, concordo e discordo, mas enfim percebo que o fim está escrito no começo...
É como uma redação com introdução desenvolvimento e conclusão – retomando a introdução -.
Meu catálogo é logo aqui dentro, meus escritos são valiosos e indispensáveis.
Gosto de ter cartas para pô-las na mesa nas situações diárias, mas sabendo que as jogadas premeditadas são importantes, independente do final, seja ele bom ou não.
Tenho meus símbolos e alegorias e neles tenho o sentido das coisas. Tenho também o inusitado quando me espanto.
Seja nos sentidos fisiológico, psicológico, social, individual ou coletivo, tenho meus encontros de percepção.  E é isso que faz de mim - o Eu, próprio, em mim mesmo e nas minhas relações com o mundo -.
Eu crio meu mundo de percepção e interajo com os outros. Nem sempre os conjuntos se interceptam, alguns são disjuntos, mas ainda assim existe a interação, mesmo que meramente fisiológica. Na escrita, por exemplo, uma palavra pode ter diversos sentidos. As palavras num contexto tem sentido diferenciado e amplo ou restrito. Com as diversas formas de análise e respostas de mim mesmo ou do outro, percebo o contexto social e confirmo a individualidade de percepção, mas sem retirar a coletividade dos indivíduos e importância de cada um, parte no contexto final. A sociedade.
A Percepção é consciente e inconsciente. E são partes do mesmo iceberg, a consciente é a ponta, menor e aparente. Mas a inconsciente é a base, onde se tem a forma mais próxima da realidade existencial, formada durante a vida por experiências.
A análise é um instrumento que aperfeiçoa a percepção. Assim eu vejo o macro, percebo. Amplio e vejo suas minúcias, aperfeiçôo a percepção, enfim chego ao micro, mas de forma ainda inacabada. Pois sei que o advento do saber é ilimitado, principalmente quando se trata do pensamento humano.
A abstração é o adjetivo da percepção. É quem modifica, qualifica, dar valor. Poderia eu criar uma teoria filosófica ou ter percepção sem ter o luxo de uma boa abstração? Então abstraio e percebo um pouco mais.
A percepção é ponto de partida para aprendizagem, escolhas, atos e critérios de importância. Portanto é também matéria prima para a formação do individuo.
Enfim, eu Sinto o mundo. Eu percebo o mundo e a mim mesmo.
Eu faço e sou percepção.


Gabriel Revlon

2 comentários:

  1. Gabriel.. adoro seus textos.. eles sempre me trazem bons pensamentoos..

    Parabens!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ou seja, se penso logo existo.
    A maneira de ver as coisas a volta é bastante individualista. Cada um tem uma percepção diferente do que nos cerca.

    Cada vez melhor no que escreve :)

    ResponderExcluir