quarta-feira, 27 de abril de 2011

Cheiro e Essência







Cheiro de terra com orvalho em manhã de chuva desperta a sensação de calma e serenidade.
Cheiro de fruta fresca quando fica madura e suculenta, saliva a boca e logo vem a vontade de arrancar um pedaço, ou quem sabe tira-lo de forma suave...
Cheiro de casa, cheiro de hospital, cheiro de jardim, cheiro de cinema...
Cheiros são cheiros, mas cada um tem em si a essência de cada momento. Uns são chamados de odores, mas todos são penetrantes aos sentidos.
Ha Cheiro gostoso ao ponto de dar água na boca, ha Cheiro que dar repulsa, ha Cheiro que invade o desejo e não sacia, e mesmo depois de cheios os pulmões ainda se quer preencher o vazio da existência.
 O Cheiro de casa é cheiro de saudade e amor para uns, mas pra outros é cheiro de rancor e dor. Cada cheiro tem em si uma lembrança, seja boa ou não para cada um.
De manhã, o cheiro de café transpassa as portas e faz a barriga roncar. O Cheiro de café quente, cheiro de bolo de fubá, cheiro de pão com queijo derretido, é quase irresistível.
Cheiro de mar é salgado, e cheiro de rio é doce, cheiro de calor é abafado, cheiro de frescor é frio e alivia, principalmente quando se sente calor.
E eis o cheiro da sinestesia, o cheiro da paixão: cheiro vermelho, cheiro quente que sai da  boca, cheiro de pele, cheiro de calor e arrepio, cheiro de perfume e suor, cheiro de cabelo, cheiro de sexo, cheiro que ofega, cheiro que dispara, cheiro de sufoca, cheiro que sacia, cheiro que entorpece, cheiro que dar prazer, cheiro que nunca se completa...
Ha também cheiro de livro novo, cheiro de jornal velho, cheirinho de criança, cheiro de mulher...
Mas como acontece a maioria essências, o homem não se contenta em só sentir ele também quer aprisionar, materializar o imaginável, o não palpável. Então ele cria os perfumes e os chama de essência.  Eles são muitos: com canela, cravo, limão, alecrim, pimenta, amadeirado, amendoado, doce, flor de laranjeira, suaves, fortes, para homens, para mulheres e para crianças... Existem muitos deles. Alguns despertam alegria e outros lembram a tristeza. E esses são essência ou apenas partículas ?
O verdadeiro cheiro que é virgem, intocável, puro, aquele que encanta todos os mortais.  O Cheiro que foi entregue por Deus aos Homens para que dele desfrutasse e compartilhasse com os outros. Então o homem o misturou, preservou-o, desvirtuo-o e o levou para todo o mundo.


Contudo o verdadeiro Cheiro que é o pai de todos os outros, Ele não pode ser capturado e somente é percebido quando se tem coração puro. Ele nunca foi capturado, possui em Si sua essência intacta. Porem aparece às vezes aos mortais, e quando isso acontece eles ficam extasiados, se sentem quase imortais, puros na Essência, então se sentem amados, verdadeiros e completos. Eis o cheiro da essência, que nunca foi capturado, o cheiro do AMOR.

4 comentários:

  1. Olá GABY Tem selinho p voce no meu bloog,otimo dia beijooos

    ResponderExcluir
  2. Gabriel,achei seu blog muito interessante!!!
    Estou te seguindo!!!!
    Bom fim de semana!!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. OLÁ Gabriel, xará do meu filho, adorei o texto muito bom!!! e seu blog também! já sou seguidora...passa lá no meu e retribui? abs!!!

    http://palavraseessencias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. lindo texto...cheio de essência, parabéns

    ResponderExcluir